Crítica e Desempenho

Desempenho Comercial
6 Semanas não consecutivas no topo da Billboard 200;
3.500.000 cópias vendidas mundialmente em sua primeira semana;
1.653.000 cópias vendidas em sua primeira semana nos Estados Unidos;
1.359.000 cópias puras, superando os números do ‘1989 (2014)’ ;
 1.400.000 cópias em vinil em seu primeiro ano (2023), sendo o recorde daquele ano;
Com o ‘1989 (Taylor’s Version)’, Taylor Swift tornou-se a primeira artista na história a emplacar seis álbuns em #1 com mais de 1 milhão de cópias em sua semana de estreia;
Todas as suas 21 faixas debutaram na Billboard Hot 100, com “Is It Over Now?”, “Now That We Don’t Talk” e “Say Don’t Go” no TOP 3.

Desempenho em charts oficiais mundiais:

#1 na Alemanha;
#1 Na Argentina (CAPIF);
#1 na Austrália (ARIA);
#1 na Áustria;
#1 na Bélgica (Ultratop 50 Flandres);
#1 no Canadá (Billboard);
#1 na Croácia (HDU);
#1 na Dinamarca (Hitlisten);
#1 na Escócia (OCC);
#1 na Espanha (PROMUSICAE);
#1 na Finlândia;
#1 na França (SNEP);
#1 na Irlanda (IRMA);
#1 na Itália (FIMI);
#1 na Nova Zelândia (Recorded Music NZ);
#1 nos Países Baixos (Album Top 100);
#1 em Portugal (AFP);
#1 no Reino Unido (OCC);
#1 na Noruega (VG-lista);
#1 na Suécia (Sverigetopplistan);
#2 na Islândia (Tónlistinn);
#2 na Lituânia (AGATA);
#2 na Polônia (ZPAV);
#11 no Japão (Oricon).

Certificações
2x Platina na Austrália (ARIA) por 140.000 cópias vendidas;
Certificado de ouro na Áustria (IFPI Áustria) por 7.500 cópias vendidas;
Certificado de diamante no Brasil (Pró-Música Brasil) por 160.000 cópias vendidas;
Certificado de ouro na Dinamarca (IFPI Dinamarca) por 10.000 cópias vendidas;
Certificado de platina na França (SNEP) por 100.000 cópias vendidas;
Certificado de ouro na Alemanha (BVMI) por 75.000 cópias vendidas;
Certificado de platina na Itália (IFMI) por 50.000 cópias vendidas;
2x Platina na Nova Zelândia (RMNZ) por 30.000 cópias vendidas;
Certificado de platina na Polônia (ZPAV) por 20.000 cópias vendidas;
Certificado de ouro em Portugal (AFP) por 3.500 cópias vendidas;
Certificado de platina na Espanha (PROMUSICAE) por 40.000 cópias vendidas;
Certificado de platina no Reino Unido (BPI) por 300.000 cópias vendidas.

Desempenho no Spotify
176 milhões de streams em sua estreia, tornando-se o álbum com maior número de plays em um único dia no ano de 2023;
Terceira maior estreia por um álbum na plataforma, atrás apenas dos álbuns “THE TORTURED POETS DEPARTMENT (2024)” e “Midnights (2022)” também de Taylor Swift;
Todas as 21 faixas mais a faixa bônus ‘Bad Blood (feat. Kendrick Lamar) (Taylor’s Version)’ debutaram no TOP 40 do Spotify Global;
Todo o TOP 17 foi ocupado por músicas do ‘1989 (Taylor’s Version)’;
Com 9.1 milhões de streams o ‘1989 (Taylor’s Version)’ foi o maior debut de um álbum internacional no Spotify Brasil à época.

Confira a lista completa dos números individuais das faixas do ‘1989 (Taylor’s Version)’

1. Style (Taylor’s Version) – 11.672.576
2. “Slut!” (Taylor’s Version) (From The Vault) – 11.307.621
3. Blank Space (Taylor’s Version) – 10.359.947
4. Say Don’t Go (Taylor’s Version) (From The Vault) – 10.332.466
5. Is It Over Now (Taylor’s Version) (From The Vault) – 10.029.659
6. Welcome To New York (Taylor’s Version) – 9.842.979
7. Now That We Don’t Talk (Taylor’s Version) (From The Vault) – 9.731.151
8. Out Of The Woods (Taylor’s Version) – 9.518.887
9. Suburban Legends (Taylor’s Version) (From The Vault) – 8.457.225
10. All You Had To Do Was Stay (Taylor’s Version) – 7.964.569
11. Shake It Off (Taylor’s Version) – 7.924.239
12. Wildest Dreams (Taylor’s Version) – 7.871.021
13. Bad Blood (Taylor’s Version) – 7.445.241
14. I Wish You Would (Taylor’s Version) – 7.078.940
15. New Romantics (Taylor’s Version) – 7.036.636
16. Clean (Taylor’s Version) – 6.812.042
17. How You Get The Girl (Taylor’s Version) – 6.514.144
19. I Know Places (Taylor’s Version) – 6.120.560
21. Wonderland (Taylor’s Version) – 5.937.519
22. This Love (Taylor’s Version) – 5.933.667
25. You Are In Love (Taylor’s Version) – 5.546.132
40. Bad Blood (feat. Kendrick Lamar) (Taylor’s Version) – 2.733.538

Recepção da Crítica Especializada
Metacritic – 90
Com 15 avaliações, ‘1989 (Taylor’s Version)’ é o segundo álbum mais bem avaliado da carreira de Taylor Swift, atrás apenas do ‘Red (Taylor’s Version)’.

Roling Stones – 100
“1989 foi lançado há quase uma década, quando a música pop não era levada a sério por muitos guardiões culturais (a Pitchfork nem se deu ao trabalho de analisá-lo até 2019, quatro anos após revisarem a versão de capa de Ryan Adams do LP). Mas agora, em um mundo pós-rockista, 1989 (Versão de Taylor) brilha muito mais intensamente. Assim como Swift, que está em um local claro à beira da praia e fora das sombras da floresta.”

NME – 100
“‘1989 (Versão de Taylor)’ parece mais simbólico do que seus lançamentos anteriores. Não é apenas mais um passo em direção a possuir um catálogo completo de álbuns de sua propriedade, mas também é uma celebração do momento em que Swift realmente assumiu seu som pop. À medida que testemunhamos o maior ano da carreira de Swift até agora, a capacidade da artista de se reinventar enquanto honra sua essência central está se tornando ainda mais impressionante. Ao mergulhar no passado, é um lembrete de que o futuro de Taylor Swift pode conter muito mais para continuar nos surpreendendo.”

The Telegraph – 100
“Todas as novas músicas são habilmente engenhosas e satisfatórias, repletas de melodias sinuosas, sintetizadores borbulhantes e percussão agitada que correspondem ao estilo atualizado dos anos 80 do original. No entanto, Swift não volta totalmente uma década no tempo. No álbum refeito, Swift fez questão de combinar os tons e inflexões de sua versão mais jovem. Nas novas faixas, o timbre da voz de Swift tornou-se perceptivelmente mais profundo e rico, e seu canto desliza de forma um pouco mais suave do que antes. Para ser honesto, elas poderiam ter sido adicionadas ao ‘Midnights’ do ano passado e ninguém teria percebido.”

The Line of Best Fit – 80
“Embora as regravações e o ciclo constante de lançamentos possam fazer com que o interesse de ouvintes casuais diminua, ‘1989 (Versão de Taylor)’ deve reacender a empolgação que sua era original trouxe para os fãs e para a música pop como um todo – é Swift renascendo, mais uma vez, à sua maneira.”

Voltar